Powered By Blogger

terça-feira, 21 de julho de 2015

Chegando em Cusco

Chegando em Cusco a gente sente mais cedo ou mais tarde o ar "pesado" devido a altitude, ou seja, o famoso soroche (mal da altitude).
Logo, já vou dar as dicas básicas: hidrate-se muito durante o vôo e durante a estadia na cidade de Cusco (como é frio, você pode não sentir sede, pois, faça um esforço e beba uns 2,5 a 3 Litros de água mineral por dia), ande deagar e respire puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca beeemmmm devagarinho, durma bem (tire um cochilo quando chegar de umas 3h ou mais se sentir que está cansado, se fizer esforço no primeiro dia irá ficar mal TODOS OS DIAS!), não coma nada muito gorduroso (como frituras, por exemplo), não jejue (mesmo que não sinta fome, coma uma sopa, por exemplo), eu não bebo nada alcoólico, mas, dizem que a ressaca é terrível e você fica bebado mais rápido que nos outros lugares.
Você também pode usar o chá de coca (ou mascar as folhas) para dar um UP e diminuir o soroche. Elas são digestivas e ajudam a dar coragem pra subir os morros por lá. 
Existe um remédio chamado Soroji Pills, vendido em qualquer famácia por uns 19 nuevos soles uma cartela com 10 cápsulas. Toma-se de 8 em 8 horas e ajudou-me muito a aliviar a dor de cabeça do soroche.
Uma dica mega importante: em lugares muito altos a digestão fica lenta demais, portanto jante algo leve umas 3h antes de deitar-se.

Hidratação e comida

Aliás, falando em hidratar-se, cuidado com a água que ingerir lá. Só tem uma marca de água que é mineral, o resto é filtrada apenas. A única mineral é a San Mateo que aliás comprei na rede de supermercados Órion, porque comprar água em Hostel e em restaurante pode te deixar muito pobre! Tinha um supermercado Órion colado no Hostel onde fiquei, uns 100 metros. Comprei o chocolate puro inca, milhos fritos deliciosos de mil cores e sabores, balas de coca e de maca peruana e outras coisinhas de comer neste supermercado que salvou meus gastos com coisinhas típicas de comer para trazer.
A água de lá tem uma composição que pode te ocasionar diarréia, o próprio guia avisou-me confirmando o que eu já presumia.... Logo, compre água mineral e evite ficar no troninho o dia todo!
Li vários blogs e segui a dica de não comer nada cru por lá e evitar o queijo (feito em condições de higiene duvidosas) vendido em vários produtos na rua. Não tive nenhuma zica com comida e provei várias coisas gostosas.
A comida é barata e fiz de um lugar o meu local favorito: Green Point. Comida vegana, super deliciosa (meus amigos carnívoros amaram), barata (10 soles pra comer a vontade no almoço! Morri gorda!), super bem localizado (na plaza San Francisco) e a dona é uma brasileira super 10, a Dani, casada com um peruano. Olha alguns dos pratinhos que comi abaixo.... Lá eu comi saladas cruas porque era tudo limpo e orgânico! hummmmm Delícia!



Taxi

Não existe taxímetro em Cusco. Quanto o taxi oficial que sai de dentro do aeroporto te cobra: 30 nuevos soles para te deixar no centro, perto da Plaza de Armas. Quanto o taxi chamado pelo hostel para te levar ao aeroporto te cobra: 10 soles pelo mesmo percurso.
Em Cusco eu só usei estes 2 taxis porque estrategicamente fiquei num hostel sem ladeiras e perto de tudo. Quem pega muito taxi tem que ficar negociando antes de entrar no carro e chorando preço! Resolvi me poupar deste pesadelo ficando num hostel muito bom e por um preço bacana!

Hospedagem: Milhouse Hostel

Fiz reserva pelo Booking.com. O preço foi bom! O quarto era perfeito: cama confortável, quarto quente, água quente na pia e no chuveiro 24h (chuveiro com jato quente e frio separado!) e isso faz A DIFERENÇA! Também muito silencioso (não ouvi nenhuma festa do hostel, mas, pedi um quarto no primeiro pátio, que fica longe do salão) e muito seguro (tem um segurança na entrada e você usa pulseira de identificação. Tem gente na gerência 24h e sempre te atendem super bem! Na recepção tem chá de coca 24h para tomar! O café da manhã é bem gostoso e o lugar bem frequentado!
A localização deste hostel é perfeita: não tem ladeira alguma para ir pra Plaza de armas, para Plaza San Francisco e para avenida el sol. Tem supermercado e casa de câmbio perto! Ah, tem wi fi!
Se precisar comer no Hostel tem lanches legais, inclusive fazem uma "marmitinha" para você levar nos passeios diurnos. Tudo por um precinho camarada: uns 15 nuevos soles mais ou menos!
Quer mais?
O hostel era um convento e por isso é lindo como pode-se ver um pouco na foto abaixo! Mas, é muito melhor ao vivo!

Tomadas e voltagem do Peru

220V em tudo, logo, programe-se! O modelo de tomada lá é o universal: 2 pinos achatados paralelos e um redondo no meio (fio terra). Leve adaptador para esse formato doido do Brasil (quem inventou isso!?!)!



Nenhum comentário:

Postar um comentário